terça-feira, 13 de março de 2012

Parque Natural em Rancho Queimado

22/03/2012. Consulta Pública para apresentação da proposta de criação do PARQUE NATURAL MUNICIPAL ALTO DA BOA VISTA. 

Dia: 22/03/2012 - 18h00
Local: Câmara de Vereadores de Rancho Queimado (Praça Leonardo Sell, 40)

Alguns argumentos a favor do Parque mencionados no panfleto:.
  • Indícios de ocorrência de 78 espécies da fauna brasileira ameaçada de extinção, entre anfíbios, répteis, aves e mamíferos;
  • ocorrência de pelo menos 2 espécies de flora brasileira ameaçada de extinção e a grande importância, especialmente em bromélias e orquídeas;
  • elevado valor paisagístico e um grande atrativo turístico;
  • constitui uma extensão da Serra Geral, um divisor geográfico (litoral/planalto catarinense), influenciando um regime climático e de chuvas que garante a alimentação das nascentes de bacias hidrográficas importantes (rios Itajaí e Tijucas);
  • o Alto da Boa Vista (Rancho Queimado) se enquadra dentro dos limites da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica para SC.
O projeto faz parte da iniciativa do MMA , através do Programa Nacional de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMA), que visa reestabelecer pelo menos 1/3 da cobertura vegetal nativa da Mata Atlântica.

Ainda segundo o material de divulgação esta ação recebe o apoio internacional do projeto de Proteção da Mata Atlântica II de cooperação técnica e financeira entre Brasil e Alemanha.

A Caipora é a entidade executora do projeto de Estudos para criação de Unidade de Conservação de Proteção Integral no Alto da Boa Vista, município de Rancho Queimado, SC.

Quer saber mais ?  Então acesse o site da Prefeitura de Rancho Queimado onde poderá baixar o panfleto, o edital de convocação, as leis envolvidas e principalmente os estudos técnicos e o mapa da proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário