quarta-feira, 6 de abril de 2011

Quaresmeira - Manacá-da-Serra

Rancho Queimado parece mudar de roupa conforme a estação.  Estamos no mês de abril e as quaresmeiras estão em flor.  É um espetáculo !  A quaresmeira é um dos melhores exemplos que existe para demonstrar que tudo está constantemente em transformação. 
Mas afinal... as flores da quaresmeira nascem brancas e morrem roxas (a quem diga azul ou violeta) ou nascem roxas e morrem brancas ?  Pesquisei na internet e descobri que há controvérsias.... então fui a campo  e .... eu posso garantir 100% que... as flores da quaresmeira nascem brancas e definham coloridas (roxa, violeta, azul, dê o nome que você quiser).  Foi interessante fotografar o instante da vida desta árvore:  troncos; rebentos; ramos; folhas; brotos se desenvolvendo e as  flores nas suas diferentes fases.  Convido você  a visitar o álbum que fiz, modéstia a parte, tem algumas fotos muito boas.
Sabe?  Pesquisar na internet é muitas vezes produtivo, mas.... não abandonem por completo os velhos e amigos dicionários da estante.  Eles ainda hoje, nos demonstram que nem tudo na internet está certo.  E o pior... a mesma informação errada aparece em vários sites (será conseqüência da epidemia CTRL C / CTRL V  ?).
Curiosidade: Manacá vem do Tupi-Guarani  “mana” significa ramilhete (ramalhete) e “cã” significa pé, isso porque na época das flores toda a pequena árvore se transforma num ramilhete. B.Caetano dá uma versão um pouco diferente  “maneaquá” significaria ramalhete cheiroso, feixe cheiroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário