sexta-feira, 29 de abril de 2011

Lei 1473/2010 - Reduz juros e multas de dívidas em Rancho Queimado

Tenho um sítio em rancho queimado e acho que estou em dia com todos os pagamentos. Não fique achando, tenha certeza ! Verifique no site da Prefeitura de Rancho Queimado No quadro CIDADÃO WEB entre em "Situação do contribuinte" digite seu CPF e verifique se está tudo OK.

A Lei 1473/2010 reduz juros e multas de até 100% sobre dívida ativa e pagamentos em atraso (do Município de Rancho Queimado). O interessado deve contatar o Setor de Tributos até o dia 17 DE JUNHO 2011 para negociar débitos em atraso e/ou dívida ativa (superiores a R$ 100,00).

Você sabia que existe um site que disponibiliza as leis municipais do Brasil inteiro ? É muito interessante.

Lei Municipal Ordinária nº 1473/2010 ( REDUZ OS ENCARGOS FINANCEIROS INCIDENTES SOBRE A DÍVIDA ATIVA TRIBUTÁRIA DO MUNICÍPIO DE RANCHO QUEIMADO/SC, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.)

Lembrando o telefone do Setor de Tributos Rancho Queimado é (48) 3275 3115 e 3275 3113.

terça-feira, 19 de abril de 2011

LUA CHEIA - abril 2011 - Rancho Queimado

Em março 2011, ouvimos no noticiário que a lua está no ponto mais próximo da terra, o chamado Perigeu. Na noite de sábado, 16 de abril, saí para o jardim e não acreditei ! A lua estava EXPLENDIDA ! Estava tudo iluminado, era possível ver através da mata quase como se fosse dia. O céu estava limpo e a temperatura muito agradável (coisa rara por aqui). É impossível traduzir em palavras o que se sente diante de espetáculos dessa natureza. Mesmo assim compartilho com vocês duas fotos (compactadas) que tirei. Uma para os românticos... e outra para os cientistas !


quarta-feira, 13 de abril de 2011

Fotos de Rancho Queimado - Nikon P100


Hoje, vivo num ritmo mais tranqüilo.  Consigo ter tempo para fazer as coisas que gosto, e descobrir ou  explorar novas atividades.  Tenho tirado muitas fotos, que variam de paisagens a detalhes. Aos poucos vou colocando as fotos no album público.  Mais fotos de Rancho Queimado clique aqui.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

IPTU 2011 Rancho Queimado

Chegaram os carnês de IPTU de Rancho Queimado.  A parcela única com 20% de desconto vence dia 31/05/2011.  É possível imprimir o boleto pelo site da Prefeitura   'ranchoqueimado.sc.gov.br' (não digitar o www).  O número de telefone do Setor de Tributação é (48) 32753115 ou (48) 3275-3113.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Quaresmeira - Manacá-da-Serra

Rancho Queimado parece mudar de roupa conforme a estação.  Estamos no mês de abril e as quaresmeiras estão em flor.  É um espetáculo !  A quaresmeira é um dos melhores exemplos que existe para demonstrar que tudo está constantemente em transformação. 
Mas afinal... as flores da quaresmeira nascem brancas e morrem roxas (a quem diga azul ou violeta) ou nascem roxas e morrem brancas ?  Pesquisei na internet e descobri que há controvérsias.... então fui a campo  e .... eu posso garantir 100% que... as flores da quaresmeira nascem brancas e definham coloridas (roxa, violeta, azul, dê o nome que você quiser).  Foi interessante fotografar o instante da vida desta árvore:  troncos; rebentos; ramos; folhas; brotos se desenvolvendo e as  flores nas suas diferentes fases.  Convido você  a visitar o álbum que fiz, modéstia a parte, tem algumas fotos muito boas.
Sabe?  Pesquisar na internet é muitas vezes produtivo, mas.... não abandonem por completo os velhos e amigos dicionários da estante.  Eles ainda hoje, nos demonstram que nem tudo na internet está certo.  E o pior... a mesma informação errada aparece em vários sites (será conseqüência da epidemia CTRL C / CTRL V  ?).
Curiosidade: Manacá vem do Tupi-Guarani  “mana” significa ramilhete (ramalhete) e “cã” significa pé, isso porque na época das flores toda a pequena árvore se transforma num ramilhete. B.Caetano dá uma versão um pouco diferente  “maneaquá” significaria ramalhete cheiroso, feixe cheiroso.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Cavalos e Cavalgadas em Rancho Queimado

O encanto de Rancho Queimado é algo que se descobre aos poucos.  Se você tem cavalo e gosta de cavalgadas... este lugar é ótimo.  Existem muitas estradas de terra batida com pouco movimento de carros onde os passeios a cavalo permitem uma nova “leitura” do lugar (pássaros, paisagens, rostos, etc.).  Por aqui é fácil ver belas imagens de cavalos pastando mas... passeios a cavalo em Rancho Queimado (pagos) já é algo menos farto...  Existem muitas cavalgadas organizadas durante o ano, algumas constam no calendário de eventos culturais de Rancho Queimado, mas muitas cavalgadas são feitas entre amigos, cada um com o seu cavalo ou um cavalo emprestado.  A generosidade entre cavaleiros é grande.  Para mim é um mundo novo que se abre.

Veja fotos de alguns passeios aqui.